sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Novo Evangelho no lar Nº 34: Cap 5 - Bem aventurados os aflitos - Item 18 (Instruções dos Espíritos – Bem e mal sofrer)



Nova temporada do auxílio ao Evangelho no lar, com estudo do Evangelho segundo o espiritismo - Capítulo Bem aventurados os aflitos - Item 18 (Instruções dos Espíritos – Bem e mal sofrer)

TODA SEXTA-FEIRA DISPONIBILIZAMOS UM NOVO ESTUDO
Tira-dúvidas.
Nosso Site: www.evangelhonolar2012.blogspot.com         
Nosso FACEBOOK (curta e COMPARTILHE esta idéia!!!) www.facebook.com/evangelhonolar2012 
Nosso email: amorperdaoefe@gmail.com
Este vídeo também pode ser visto na programação da RÁDIO ESPIRITISMO ( www.radioespiritismo.com.br
Nos textos do Evangelho e da página de preparo, colocamos o significado das palavras mais difíceis na cor vermelha, ao lado das mesmas.



1ª parte: Prece de abertura:

2ª parte: Leitura da página de preparo:

Página de preparo: Cap 83 – Aflições (Livro “Caminho verdade e vida”, de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)

“Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições do Cristo.” (I PEDRO, 4: 13) 

É inegável que em vosso aprendizado terrestre atravessareis dias de inverno ríspido, em que será indispensável recorrer às provisões armazenadas no íntimo, nas colheitas dos dias de equilíbrio e abundância. 
Contemplareis o mundo, na desilusão de amigos muito amados, como templo em ruínas, sob os embates (ímpetos) de tormenta (tempestade) cruel.
As esperanças feneceram (extinguiram, morreram) distantes, os sonhos permanecem pisados pelos ingratos. Os afeiçoados desapareceram, uns pela indiferença, outros porque preferiram a integração no quadro dos interesses fugitivos do plano material.
Quando surgir um dia assim em vossos horizontes, compelindo-vos (obrigando, forçando) à inquietação e à amargura, certo não vos será proibido chorar. Entretanto, é necessário não esquecerdes a divina companhia do Senhor Jesus.
Supondes, acaso, que o Mestre dos Mestres habita uma esfera inacessível ao pensamento dos homens? Julgais, porventura, não receba o Salvador ingratidões e ápodos (zombaria, deboche), por parte das criaturas humanas, diariamente? Antes de conhecermos o alheio mal que nos aflige, Ele conhecia o nosso e sofria pelos nossos erros.
Não olvidemos (esqueçamos), portanto, que, nas aflições, é imprescindível tomar- lhe a sublime companhia e prosseguir avante com a sua serenidade e seu bom ânimo.


3ª parte: Estudo do Evangelho:

Capítulo 5: Bem aventurados os aflitos - Item 18 (Instruções dos Espíritos – Bem e mal sofrer)

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS

Bem e mal sofrer

18. Quando o Cristo disse: "Bem-aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence", não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se encontram na Terra, quer ocupem tronos, quer jazam (repousam) sobre a palha. Mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus. O desânimo é uma falta. Deus vos recusa consolações, desde que vos falte coragem. A prece é um apoio para a alma; contudo, não basta: é preciso tenha por base uma fé viva na bondade de Deus. Ele já muitas vezes vos disse que não coloca fardos pesados em ombros fracos. O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opulenta (maior) será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.
O militar que não é mandado para as linhas de fogo fica descontente, porque o repouso no campo nenhuma ascensão (crescimento) de posto lhe faculta (dá oportunidade). Sede (seja), pois, como o militar e não desejeis um repouso em que o vosso corpo se enervaria (ficaria nervoso) e se entorpeceria (prejudicaria) a vossa alma. Alegrai-vos, quando Deus vos enviar para a luta. Não consiste esta no fogo da batalha, mas nos amargores da vida, onde, às vezes, de mais coragem se há mister (necessidade) do que num combate sangrento, porquanto não é raro que aquele que se mantém firme em presença do inimigo fraqueje nas tenazes (dificuldades) de uma pena moral. Nenhuma recompensa obtém o homem por essa espécie de coragem; mas, Deus lhe reserva palmas de vitória e uma situação gloriosa. Quando vos advenha (chega) uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobreponde-vos (vença, supere) a ela, e, quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera (raiva), ou do desespero, dizei, de vós para convosco, cheio de justa satisfação: "Fui o mais forte."
Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada (cem vezes maior) a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor (trabalho) virá o repouso. - Lacordaire. (Havre, 1863.)
  
 4ª parte: Prece pelas pessoas queridas, amigos ou inimigos, encarnados ou desencarnados:

5ª parte: Fluidificação da água:

6ª parte: Prece de encerramento:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário